25 de março de 2017

RODA DA VIDA. O QUE É ISSO?

Post publicado originalmente em http://silcoachingbrasil.blogspot.com.br/ em 29/04/2017

Hoje estou passando aqui para explicar o que é a Roda da Vida, porque e como utilizá-la... e antes, quero explicar o significado de três palavrinhas que vou utilizar durante o post...

   Coaching é a prática
   Coach é o profissional formado / habilitado para aplicar o coaching
   Coachee é o cliente, a pessoa que busca o processo de coaching para desenvolvimento pessoal e/ou profissional.

   Então vamos lá?

   Quero iniciar fazendo algumas perguntas para você... Você está descontente com algum aspecto de sua vida? Você é capaz de perceber como esse aspecto afeta os demais? Você sabe o que fazer para sair desse ciclo que pode parecer não ter fim? Você compreende a dimensão desse problema?

   Essas são apenas algumas perguntas que podem nos auxiliar na reflexão sobre nossa vida e, ainda assim, nem sempre pode ser o suficiente. E é nesse momento que podemos utilizar a Roda da Vida.

O que é a Roda da Vida?
   É uma ferramenta (ou Assessment) muito utilizada nas práticas de coaching pelo Coach em atendimento individual e/ou em grupo. Geralmente é composta por 12 itens, como na ilustração abaixo:



Porque utilizá-la?
   Como citei anteriormente, em alguns momentos quando nos sentimos reflexivos ou com dúvidas, traduzir para o papel nossos aspectos emocionais auxilia muito nossa percepção da (s) situação (ões). 

Como utilizá-la?
   Se observarmos a figura da Roda da Vida, encontramos os números de 1 a 10 em alguns pontos centrais. Eles são para nos orientar pois, para cada item da Roda, daremos uma "nota" de 1 a 10 pensando sempre em como realmente estamos hoje e não em como gostaríamos de estar. É um momento para reflexão.

Itens
   De 1 a 10, qual nota, de 1 a 10, você daria para cada um desses aspectos de sua vida?

- Saúde e disposição
- Confiança
- Controle emocional
- Conteúdo intelectual
- Realização profissional
- Recursos financeiros
- Familia 
- Estado civil
- Relacionamento interpessoal
- Lazer e diversão
- Felicidade
- Espiritualidade

   Geralmente, vamos preenchendo os quadrinhos referentes a cada nota dada pelo Coachee para cada aspecto de sua vida. No final, fica clara a visualização do que pode ser aperfeiçoado.



Reflexão
   Se você pudesse escolher um único item para colocar foco (para melhorar) nas próximas 24 horas, qual seria?

   Neste exemplo, o Coachee poderia escolher tanto a Confiança (nota mais baixa - 4) ou também potencializar o que já está bom, acreditando melhorar seu desempenho e/ou resultados.

  Assim, fica bem mais fácil para o Coachee estabelecer suas metas e correr atrás do que quer melhorar, aperfeiçoar, desenvolver.

   E você? Já passou por um processo de coaching? Gostou do assunto deste post?

  Faça coaching! Permita-se!




Aline de França
Life Coach, Executive Coach e Coach de Carreira 
coachalinedefranca@gmail.com
aline.franca@silcoaching.com.br
(12) 99758-4625 - Vale do Paraíba